Festas italianas no Brasil

Muitos imigrantes italianos vieram para o Brasil e se espalharam pelo país durante o período entre 1880 e 1930, principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Ainda existem muitas colônias italianas que preservam e celebram as suas tradições até hoje, nos dando a oportunidade de aproveitar suas incríveis festas. Então, que tal conhecer mais sobre elas?

1 – Festa de São Vito, São Paulo
A Festa de São Vito em São Paulo é uma tradição centenária, a sua primeira edição foi em 1918. A comemoração é uma homenagem ao santo que lhe dá o nome. Ele é o protetor dos artistas, dos que sofrem com doenças nervosas, jovens e dependentes químicos. Segundo a tradição, suas aparições e milagres de cura o tornaram célebre e devotado no sul da Itália.

Graças a festa na qual as mammas preparam pratos típicos italianos, nasceu a Associação Beneficente São Vito Mártir, que cuida de crianças carentes com o dinheiro arrecadado nas celebrações, e a Capela de São Vito em 1919. O grupo de devotos também se responsabilizou pela construção do centro social de mesmo nome nos anos 80, onde encontra-se a imagem original do santo trazida da Itália por Modesto de Lucca.

2 – Incanto Trentino, Nova Trento
Fundada em 13 de março de 1985, a celebração de Nova Trento tem dois objetivos fundamentais: o primeiro, é o intercâmbio cultural e científico com Trento, na Itália, de onde vem a maioria dos antepassados dos moradores da cidade. O segundo objetivo é a manutenção dos costumes, tradições e da língua italiana, garantindo assim a preservação do patrimônio histórico e cultural de suas raízes neotrentinas.

O também conhecido como Círcolo Trentino foi inspirado pelo escritor italiano Renzo Grosseli, que permaneceu por um ano em Nova Trento pesquisando sobre os imigrantes. Com essa influência, o festival incluiu em seu programa de atividades a Festa do Vinho Neotrentino, para promover e valorizar o plantio da uva e a fabricação do vinho.

3 – Festa Tradicional Italiana, Belo Horizonte
A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte é o maior evento de cultura italiana realizado fora do país europeu. Segundo os seus organizadores, a média de público anual da comemoração que faz referência ao Dia da República da Itália é de 40 mil pessoas.

As comemorações ocorrem todo ano em maio no bairro da Savassi e são um oferecimento da ACIBRA, a Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais, com o apoio do consulado italiano e outras empresas ligadas à Itália. É imperdível! Em sua programação, você encontrará as danças típicas mais belas e a maravilhosa gastronomia italiana. Agora que você já conhece as festas italianas mais interessantes do Brasil, prepare sua agenda e divirta-se! Mas antes, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos sempre postando um artigo novo para você!

Compartilhar
error: Content is protected !!