Como o vinho italiano se tornou tão prestigiado?

A origem da videira está nas terras indianas, de onde a planta se espalhou primeiro para a Ásia e depois para a Europa. O vinho é uma das bebidas mais antigas conhecidas pelo homem, e sua produção já era feita pelos egípcios cerca de 3 mil anos atrás. Mas como o vinho percorreu esse caminho e passou por tantas culturas diferentes até chegar ao seu ápice na gastronomia italiana? A resposta está em dois períodos da história: o Império Romano e a Idade das Trevas.

Acontece que uma das primeiras regiões dominadas por Roma foi a Grécia, um país onde a produção de vinho já era muito difundida, mas ainda não carregava todas as técnicas de refinamento que tornam o vinho italiano tão prestigiado hoje.

Foi nessa parte da história que os romanos entraram com seus conhecimentos de fermentação e colheita, que foram cruciais para as futuras técnicas italianas de produção. E embora os gregos soubessem como fazer bons vinhos, os romanos se destacavam quando o assunto era a armazenagem, pois seu segredo era simples: os vasos de barro lacrados chamados de “ânforas”.

Esses vasos não foram uma invenção dos romanos, mas eles se apropriaram da criação grega e melhoraram tanto o seu formato como a capacidade de preservar o vinho em seu interior.

Roma era a potência econômica da época, como resultado houve a difusão do vinho italiano como símbolo de status e qualidade.

Mais tarde, durante a Idade das Trevas, as técnicas vinícolas foram melhoradas pelo trabalho de monges e padres que presos em seus mosteiros tinham essa arte como seu passatempo.

Desse jeito o vinho italiano não se perdeu com o fim do Império Romano e nas mãos habilidosas dos clérigos continuou sendo aperfeiçoado até a época do Renascimento, quando alcançou o máximo de sua qualidade e se tornou um símbolo da gastronomia da Itália!

O vinho é mesmo um alimento incrível! Não deixe de conferir os rótulos que temos disponíveis aqui no Turino e aproveite para nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar
error: Content is protected !!