Canções italianas para apreciar com bons vinhos

Vinho e música é uma combinação clássica e deliciosa. Inclusive, eles tem muito em comum. Os dois nos proporcionam um universo inteiro de sensações, culturas, arte e descobertas. Basta ter interesse em se aprofundar nos detalhes e nas histórias que eles oferecem. Então, nós do Turino, estamos sugerindo 4 canções italianas para acompanhar 4 dos nossos melhores vinhos e estimular a sua exploração. Confira!

1 – Con te Partirò, com Vinho Yellow Tail Shiraz
Criada por Francesco Sartoriet e interpretada por Andrea Bocelli na década de 1990, essa canção é apreciada em todo o mundo. Inclusive, Con te Partirò foi traduzido para várias línguas e foi um sucesso tão grande que já foi regravada por artistas incríveis. Uma delas foi Donna Summer, que em 1999 cantou a música em inglês dando-lhe o nome I Will Go With You. Além disso, a música também já foi tema de séries e filmes de Hollywood.

Para uma canção grandiosa como essa, é preciso um vinho igualmente potente. Por isso, o escolhido para acompanha-la foi o vinho Yellow Tail Shiraz com a sua coloração rubi intensa. Se você ainda não o conhece, ele tem aromas de especiarias, alcaçuz e geleia de frutas vermelhas. Na boca ele é uma deliciosa combinação de frutas pretas seguidas pelo suave sabor da baunilha. Um vinho imperdível!

2 – La Mia Storia Tra Le Dita, com Luis Cañas Rioja Crianza
La Mia Storia Tra le Dita, que em português significa: a minha história entre os dedos, é uma canção do cantor italiano Gianluca Grignani. Além da versão em italiano, o cantor ainda gravou uma versão em espanhol intitulada Mi Historia Entre Tus Dedos, lançada em 1995. Esta canção se saiu tão bem que chegou a influenciar cantores brasileiros. Entre eles, Ana Carolina que gravou uma versão em português intitulada Quem de Nós Dois, em 2002.

Para uma canção apaixonada como essa, nada melhor que o vinho espanhol Luis Cañas Rioja Crianza. De cor rubi concentrada e borda violácea luminosa, ele tem aroma de frutos vermelhos e toques lácticos. O sabor é rico, com bastante fruta madura e exuberante, acidez moderada e final longo. Uma delícia!

3 – Sarà Perche ti Amo, com Ricossa Barbaresco
Sarà Perché ti Amo, que em português significa “será porque eu te amo”, é o sexto single do grupo de discoteca italiana Ricchi e Poveri. A canção foi lançada em 1981 pela Baby Records e estreou ao vivo na 31ª edição do famoso Festival di Sanremo no mesmo ano. A música também foi incluída no musical de Claude Miller, An Impudent Girl, de 1985. Inclusive o filme foi lançado com o título Sarà Perché ti Amo na Itália.

Recentemente temos vivido o retorno da cultura pop dos anos oitenta. E esta canção é um ótimo exemplo para provar como o antigo pode ser incrível, assim como nos vinhos. Então, nada pode ser melhor para acompanhá-la do que o tinto Ricossa Barbaresco, um vinho cujo sabor sofisticado é fruto de um ano de maturação em barricas de carvalho. Aliás, você pode deixar ele envelhecer por mais uns 10 anos, sua qualidade aumentará e seu aroma tostado com um toque de tabaco vai ser irresistível!

4 – Bella Ciao, com Zolla Primitivo di Manduria
Bella Ciao é uma canção popular italiana que historiadores acreditam ter sido composta no final do século XIX. Sua origem seria o canto de trabalho das Mondine, trabalhadoras rurais temporárias provenientes da Emilia Romagna e do Veneto. Essas mulheres se deslocavam sazonalmente para as plantações de arroz da planície Padana e a cantavam durante o trabalho. No entanto, a popularidade de Bella Ciao teve início na metade do século XX durante festivais realizados em várias cidades, como Berlim, Praga e Viena, tendo se difundido largamente nos anos 1960.

Nossa sugestão é combinar a canção com o Zolla Primitivo di Manduria. Esse vinho de cor vermelho rubi com reflexos violeta é excelente para um jantar, harmonizando com um delicioso gnocchi. Seu aroma é intenso, complexo e frutado, com notas de cerejas e amoras.

Ouça as canções, experimente os vinhos e conte para nós o que achou. E se você gostou deste artigo e não quer perder nenhuma de nossas atualizações, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos sempre postando textos novos sobre vinhos, culinária e muito mais!

Compartilhar
error: Content is protected !!