As maravilhas da região da Toscana

A Toscana é conhecida por suas maravilhosas paisagens, onde o azul do céu encontra o verde intenso das pastagens repletas de videiras e oliveiras com belas montanhas ao fundo.

É nessa região muito simples, camponesa e cheia de vida, que se desenvolveu uma cozinha altamente tradicional, mantida praticamente inalterada há gerações.

Para o habitante da Toscana a culinária é um patrimônio, valorizando até os itens mais abundantes da sua alimentação como os queijos e as massas.

Entre as razões para o sucesso gastronômico da região está o seu terreno fértil e o clima ameno, perfeito para o cultivo de quase todas as variedades de vegetais e com muito pasto para a criação de gado.

O prazer da cozinha Toscana não começa na refeição, mas desde o plantio e preparação dos ingredientes. É um território vasto e repleto de pequenas fazendas com camponeses que produzem a própria comida.

Na essência dessa cozinha única estão as mais puras tradições da gastronomia italiana. Elas começam com a expressão “dolce far niente”, que significa: a doçura de não fazer nada. Essa frase popular italiana é sobre a necessidade de separar um espaço para si e relaxar. Na Toscana a experiência da refeição é para ser sempre demorada e intensa, estimulando todos os sentidos do corpo.

O espírito gastronômico da região se traduz em duas coisas: simples e sempre artesanal. O passado pobre dessa área foi o que contribuiu para as tradições, e também para as receitas únicas que existem lá.

Na Toscana encontramos os tradicionais pães sem sal, a sopa cacciucco de frutos do mar, uma subcultura centenária na produção de embutidos, e a grande variedade de vinhos, queijos e doces!

A Itália é um país repleto de surpresas gastronômicas que amamos compartilhar, por isso fique ligado nas nossas redes sociais e não deixe de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar
error: Content is protected !!