A tradição do Panetone

O panetone é tradicional na mesa do brasileiro. Consumido principalmente na época do Natal, a iguaria é um pão doce de consistência macia, resultado de um processo de fermentação natural, recheado de frutas secas e preparado com fragrância de baunilha. No entanto, será que você conhece a sua origem? Continue lendo o artigo para saber mais sobre este alimento presente em toda ceia de Natal!

A verdadeira história do panetone é envolta em mistérios e controvérsias. Por isso, existem versões diferentes e conflitantes a respeito de sua origem. No entanto, as mais conhecidas afirmam que ele vem de Milão, na Itália.

Em uma delas, o panetone teria sido criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão. Apaixonado pela filha do patrão, o rapaz teria criado a receita para impressionar o pai de sua jovem amada. O plano funcionou e os fregueses passaram a pedir o Pani de Toni, que teria evoluído para o panattón e depois para panettone.

Uma outra versão conta que o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, em uma véspera de Natal entre os anos 1494 e 1500. Na época, os nobres comemoravam o Natal com uma grande festa e banquetes gigantescos. No entanto, a sobremesa que havia sido preparada naquela noite queimou. Por sorte, um dos empregados da cozinha, também chamado Antonio, tinha preparado uma massa com as sobras de ingredientes da cozinha com a intenção de levar para sua casa.

Sem outra opção, ele ofereceu a massa para ser servida como sobremesa para a corte. A iguaria foi um sucesso e isso atiçou a curiosidade de Ludovico, que perguntou qual era o nome daquela novidade. Antonio foi chamado para responder a pergunta e disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico, então, resolveu chamá-la de Pani de Toni.

Por outro lado, etimologistas dizem haver outra origem para o panetone, do italiano panettone. Ela teria nascido do vocábulo milanês panatón ou panattón. Também há quem diga que a verdadeira origem do termo se deva à contração entre o diminutivo da palavra pão em italiano, panetto, com o superlativo da mesma palavra, panone. Isto é, a tradução em português seria algo como pãozinhão.

Toda essa história sobre o tradicional panetone com certeza abriu o seu interesse para conhecer mais sobre a cultura e as tradições italianas. Então, se você gostou deste artigo, continue a nos acompanhar, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos sempre postando algo novo!

Compartilhar
error: Content is protected !!