A tradição da pizza napolitana

Você sabia que a pizza napolitana foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela ONU? O documento assinado por mais de dois milhões de pessoas teve participação de quase 50 mil brasileiros, e isso demonstra a força que a gastronomia italiana tem no Brasil, país que reúne quase 5 milhões de italianos e descendentes, a maior população fora da Itália no planeta.

Para a escolha dessa receita pela ONU, muitos apontamentos tiveram que ser feitos sobre o que realmente define a pizza napolitana tradicional. Existe até mesmo uma associação criada em 1984 que visa apenas proteger as características originais da receita de Nápoles, a Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação da Autêntica Pizza Napolitana).

A pizza napolitana realmente tradicional é sempre cozida no forno à lenha e feita apenas com farinha, fermento natural, água e sal, trabalhada apenas com as mãos, sem o auxílio de utensílios.

Quando você provar uma verdadeira napolitana, vai poder reconhecer sua massa inconfundivelmente macia, assada no ponto, elástica e muito suave, com uma borda grossa e levemente tostada.

Aqui no Brasil, o modo de fazer a napolitana é um pouco diferente devido as diferenças nas preferências dos dois povos, mas a pizza com todas as suas possibilidades de sabores acabou se tornando uma paixão nacional que veio pra ficar!

Nesse artigo viajamos através da maravilhosa cultura de Nápoles! Nos siga pelo Facebook e Instagram pra ficar por dentro de mais notícias e claro, conhecer nosso cardápio!

Compartilhar
error: Content is protected !!