A maravilhosa culinária italiana

Hoje a gastronomia italiana é amplamente conhecida e apreciada ao redor do mundo. Cada prato é montado mais para a apreciação dos sabores como uma verdadeira arte, um costume que tem origem nas tradições culinárias da Itália, onde alimentar-se é um ato de grande significado.

Essa cozinha tão maravilhosa é o resultado da mistura de diversas culturas ao longo de milhares de anos de história. Vamos viajar no tempo?

Tudo começou na época dos romanos. Essa civilização foi impressionante com seus edifícios gigantes, intelectualidade, e também por sua cozinha exuberante, que foi uma consequência do tamanho do Império, abrangendo diversas nações.

Roma era uma megalópole onde chegavam mercadorias de todo o mundo conhecido. Cereais da África, condimentos e pimentas asiáticas, vinhos e azeites da Grécia, carnes, peixes e embutidos da própria cidade.

Essa grande encruzilhada de sabores acabou formando as bases dessa culinária única que tanto apreciamos, mas seu refinamento começou a acontecer bem mais tarde, no meio da Idade Média, num tempo chamado Renascimento.

Nessa época a Europa passou por enormes transformações culturais e políticas que inspiraram o mundo até mesmo na gastronomia. Foi da busca renascentista por um modelo “iluminado” de civilização que foram desenvolvidos os modos à mesa como os conhecemos hoje, e mais que isso, a sofisticação da culinária italiana, que na mesma época conheceu o tomate e o milho, ambos vindos do continente americano. Como o apelo para a busca pela perfeição era uma nova realidade cultural do povo italiano, essa essência foi incorporada na sua gastronomia.

Por causa dessas novas características culturais a Itália ganhou muito destaque como uma potência artística no meio europeu. A grande fama e prestígio das receitas italianas não teriam ocorrido sem esse detalhe, já que essa posição de liderança foi fundamental para que a cozinha da Itália se tornasse influente no mundo.

A gastronomia italiana é única, então não deixe de nos seguir pelo Facebook e Instagram para continuar ficando por dentro dessa culinária maravilhosa!

Compartilhar
error: Content is protected !!