A contribuição italiana na cozinha brasileira

Em um contexto mundial, a cozinha italiana foi a responsável por criar as bases do jeito ocidental de se alimentar, nos ensinando boa parte de nossas receitas e plantando nossas preferências por sabores.

Quando falamos do Brasil essa realidade fica ainda mais latente, pois é um país que teve ampla imigração italiana entre o final do século XIX e o começo do século XX.

Ao chegar muitos imigrantes recebiam um pedaço de terra, e foi esse pequeno fator o responsável por ajudar sua culinária a ser tão perpetuada por aqui.

Alguns fatos interessantes sobre essa imigração e seus efeitos na nossa cozinha estão em pensar no que foi trazido junto a ela. Entre as maiores heranças italianas para a nossa cozinha estão os embutidos, os pães e as massas.

Foi após a chegada dos imigrantes que as padarias abriram em grande número, aumentando o gosto dos brasileiros pelo café da manhã e fundando um dos costumes mais brasileiros que há, mas que na verdade é italiano: o café com leite na primeira refeição do dia.

Já nos embutidos os italianos nos apresentaram a mortadela, as muitas variedades de linguiças e salsichas, além do muito apreciado salame. Cada um desses alimentos foi se abrasileirando com o tempo e ganhando versões novas, como a linguiça de frango, uma invenção brasileira!

Existe ainda o costume das massas que também foi trazido ao Brasil e se transformou numa das categorias de alimentos mais apreciadas do país. A combinação dos vários formatos de macarrão com os diferentes molhos italianos trouxe paixão ao paladar brasileiro, que ficou ainda mais imerso na gastronomia italiana com a chegada da pizza, outro prato que imigrou e se tornou inseparável da nossa cultura.

A grande contribuição italiana para a nossa cozinha não aconteceu apenas nas lavouras de café onde ajudaram com seu trabalho, mas nos condimentos e técnicas de cozinha que trouxeram na bagagem. Quem poderia prever que nos tornaríamos grandes amantes dessa gastronomia?

A imigração italiana trouxe muitos presentes para a nossa cultura. Nos seguindo pelo Facebook e Instagram você vai ficar por dentro dessas tradições culinárias, e conhecer nosso maravilhoso cardápio!

Compartilhar
error: Content is protected !!