5 cuidados sobre a culinária italiana

Sabemos o quanto a cozinha italiana é apreciada, e boa parte da qualidade dessa gastronomia vem dos cuidados que temos com cada detalhe na hora de criar as receitas. Quer saber mais? Dê uma olhada:

1- Não pode faltar azeite
Se você tem um conhecimento mínimo sobre a cozinha italiana, já sabe que o azeite é simplesmente uma regra e está presente em tudo, desde o uso em refogados até o tempero das saladas e como componente dos muitos tipos de massa que usamos. Mas lembre-se que o azeite precisa ser extravirgem e de marcas confiáveis, pois muitas empresas ainda vendem o produto com adulterações. Fique de olho nos rótulos!

2 – Molhos e massas de tomate prontas, jamais!
Na cozinha italiana tradicional não existe alternativa para o tomate. O natural é sagrado e sempre deve ser priorizado ao invés dos processados, que já vem triturados dentro de sachês e latas. Na culinária italiana, você tem o prazer de escolher entre as variedades de tomate e criar seu próprio molho, triturando, ralando ou até mesmo criando um purê da fruta. O resultado é um molho muito saudável e delicioso!

3 – Salsinha, manjericão e outras folhas devem ser cultivadas em casa
Essa pode ser uma dica um pouco mais difícil de realizar, mas acredite, incluir as folhas frescas e recém colhidas nas suas receitas faz muita diferença. Isso porque as folhas compradas em feiras e sacolões passam por viagens difíceis onde podem ficar expostas a muitos acontecimentos que irão comprometer sua qualidade, como a presença de agrotóxicos nas terras ou a armazenagem precária. Nada se compara ao alimento fresco!

4 – O queijo pode ser uma dádiva ou um perigo
A culinária italiana ama o queijo, mas isso não significa que ele pode ser usado de forma desenfreada em cada prato. Esse ingrediente delicioso tem muitas variedades, e cada uma tem uma aplicação específica para determinados sabores. O queijo deve ser suave o bastante para que a experiência seja leve e forte o bastante para marcar presença, mas sem roubar o protagonismo da receita!

5 – Cuidado com o armazenamento das suas massas!
Você com certeza já passou por aquela situação desagradável onde você abre a embalagem guardada de macarrão e descobre pequenos invasores andando lá dentro, são os carunchos. Normalmente isso acontece quando não armazenamos as massas direito, e precisamos afirmar que o bom e velho pregador de roupas prendendo uma ponta dobrada da embalagem pode não dar certo. Nossa recomendação mesmo é guardar suas massas em potes hermeticamente fechados.

Essas são só algumas dicas básicas, mas muito importantes para o sucesso da cozinha italiana tradicional, e se você as seguir direitinho, pode ter resultados maravilhosos!

Colocando cada um desses conhecimentos em prática, você agora estará mais próximo de alcançar o sabor da incrível culinária italiana tradicional. Em nosso site temos vários outros artigos com curiosidades interessantes pra você, mas antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

Compartilhar
error: Content is protected !!